PNEUS NOVOS
Requisitos de avaliação da conformidade para pneus novos
1 – OBJETIVO
Estabelecer os Requisitos para o Programa de Avaliação da Conformidade para pneus novos, destinados a motocicletas, motonetas, ciclomotores, automóveis de passageiros, inclusive os de uso misto e rebocados, veículos comerciais, comerciais leves e rebocados, com foco na segurança e desempenho, por meio do mecanismo de certificação, visando a prevenção de acidentes e aumento da eficiência energética.
2 – PORTARIA DO INMETRO
PORTARIA Nº 379, DE 14 DE SETEMBRO DE 2021 – Regulamento Técnico da Qualidade e os Requisitos de Avaliação da Conformidade para Pneus Novos
3 – DOCUMENTOS COMPLEMENTARES
ABNT NBR NM 224:2003 | Conjunto pneumático – Terminologia |
ISO 10844:2014 | Acoustics – Specification of test tracks for measuring noise emitted by road vehicles and their tyres |
ISO 13325:2019 | Tyres – Coast-by methods for measurement of tyre-to-road sound emission |
ISO 15222:2011 | Truck and bus tyres – Method for measuring relative wet grip performance – Loaded new tyres |
ISO 16992:2018 | Passenger car tyres – Spare unit substitutive equipment (SUSE) |
ISO 23671:2015 | Passenger Car Tyres – Method for measuring relative wet grip performance – Loaded new tyres |
ISO 28580:2018 | Passenger Car, Truck and Bus Tyres – Methods of measuring rolling resistance – Single point test and correlation of measurement results |
UNECE Regulation Nº 117 | Uniform Provisions concerning the Approval of Tyres with regard to Rolling Sound Emissions and to Adhesion on Wet Surfaces and/or to Rolling Resistance |
Manual Técnico ALAPA, 2021 | Manual de Normas Técnicas da Associação Latino Americana de Pneus e Aros – ALAPA |
Portaria Inmetro 200, de 2021 | Aprova os Requisitos Gerais de Certificação de Produto – RGCP |
IATF 16949:2016 | Sistema de Gestão da Qualidade para a Indústria Automotiva |
ISO 21461:2012 | Rubber – Determination of the aromaticity of oil in vulcanized rubber compounds |
4 – DEFINIÇÕES
Centro de Tecnologia, Pesquisa e Desenvolvimento – CTPD
Setor de pesquisa e desenvolvimento de projetos que determina, controla e mantém as especificações para a fabricação do pneu. Uma ou mais fábricas podem estar vinculadas a um mesmo CTPD, assim como uma fábrica pode estar vinculada a mais de um CTPD.
Família
Grupo de modelos de pneus novos que reúnem características semelhantes quanto a sua estrutura, de acordo com a categoria indicada no Anexo A deste RAC.
Exemplo – Designação do Pneu: 175/70 R 13 86 T Reforçado
Família 2A2B2C4D3, sendo:
2 – Categoria: Pneus para automóvel;
A2 – Tipo de construção radial;
B2 – Estrutura reforçada;
C4 – Relação nominal de aspecto (Série);
D3 – Categoria de velocidade.
5 – ETAPAS DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO
Solicitação de início de processo (Solicitante)
Análise da solicitação e da documentação (CELACK)
Auditoria e Amostragem
Ensaios
Análise dos relatórios de auditoria e ensaios
Aprovações
Emissão do Certificado
5.1 – AUDITORIA
O Celack deve realizar auditoria na fábrica, com objetivo de verificar a conformidade com os requisitos das Normas ISO 9001 ou ISO/TS 16949.
Requisitos mínimos de verificação do SGQ para fabricantes ou prestadores de serviços com certificação válida na Norma ISO 9001
Requisitos mínimos de verificação do SGQ para fabricantes ou prestadores de serviços sem certificação válida na Norma ISO 9001
5.2 – AMOSTRAGEM E ENSAIOS
Categoria | Ensaios | Amostragem | Critérios de aceitação | ||
---|---|---|---|---|---|
Prova | Contra-prova | Testemunha | |||
1- Pneus novos destinados a motocicleta, motoneta e ciclomotor | Ensaio Dimensional | 01(uma) unidade de 01(um) modelo comercial por família | 01(uma) unidade de 01(um) modelo comercial por família | 01(uma) unidade de 01(um) modelo comercial por família | Conforme descrito no item 5.1 da Portaria Inmetro nº083/2008, ou sua substitutiva |
Ensaio de Velocidade sob Carga | Conforme descrito no item 5.2 da Portaria Inmetro nº083/2008, ou sua substitutiva | ||||
Ensaio de raio dinâmico | Conforme descrito no item 5.3 da Portaria Inmetro nº083/2008, ou sua substitutiva | ||||
2 - Pneus novos destinados a automóvel de passageiros, inclusive os de uso misto, e rebocados | Ensaio Dimensional | 01(uma) unidade de 01(um) modelo comercial por família | 01(uma) unidade de 01(um) modelo comercial por família | 01(uma) unidade de 01(um) modelo comercial por família | Conforme descrito no item 6.1 da Portaria Inmetro nº165/2008, ou sua substitutiva |
Ensaio de Velocidade sob Carga | Conforme descrito no item 6.2 da Portaria Inmetro nº165/2008, ou sua substitutiva | ||||
3 - Pneus novos destinados a veículos comerciais leves e rebocados | Ensaio Dimensional | 01(uma) unidade de 01(um) modelo comercial por família | 01(uma) unidade de 01(um) modelo comercial por família | 01(uma) unidade de 01(um) modelo comercial por família | Conforme descrito no item 6.1 da Portaria Inmetro nº205/2008, ou sua substitutiva |
Ensaio de Velocidade sob Carga | Conforme descrito no item 6.2 da Portaria Inmetro nº205/2008, ou sua substitutiva | ||||
4 - Pneus novos destinados a veículos comerciais e rebocados | Ensaio Dimensional | 01(uma) unidade de 01(um) modelo comercial por família | 01(uma) unidade de 01(um) modelo comercial por família | 01(uma) unidade de 01(um) modelo comercial por família | Conforme descrito no item 6.1 da Portaria Inmetro nº205/2008, ou sua substitutiva |
Ensaio de Velocidade sob Carga | Conforme descrito no item 6.2 da Portaria Inmetro nº205/2008, ou sua substitutiva |
5.3 – TRATAMENTO DE RECLAMAÇÕES
Comporá o processo de avaliação da conformidade do objeto, a análise do processo de tratamento de reclamações do titular da certificação, que deve conter:
a) uma política para tratamento das reclamações, assinada pelo seu executivo maior, que evidencie que a empresa:
- valoriza e dá efetivo tratamento às reclamações apresentadas por seus clientes;
- conhece e compromete-se a cumprir e sujeitar-se às penalidades previstas nas leis, especificamente na Lei n.º 8078/1990;
- analisa criticamente os resultados, bem como toma as providências devidas, em função das estatísticas das reclamações recebidas;
- define responsabilidades quanto ao tratamento das reclamações;
- compromete-se a responder ao Inmetro qualquer reclamação encaminhada pelo Instituto, no prazo de 15 dias corridos.
- Comprometem-se a responder ao reclamante quanto ao recebimento, tratamento e conclusão da reclamação, conforme prazos estabelecidos internamente.
b) uma sistemática para o tratamento de reclamações de seus clientes contendo o registro de cada uma das reclamações, o tratamento dado e o estágio atual.
c) a indicação formal de uma pessoa ou equipe, devidamente capacitada e com liberdade para o tratamento das reclamações;
d) Número de telefone ou outros meios para atendimento às reclamações e formulário de registro de reclamações, que inclua código ou número de protocolo fornecido ao consumidor para acompanhamento.
O titular da certificação deve ainda realizar anualmente uma análise crítica das estatísticas das reclamações recebidas e evidências da implementação das correspondentes ações corretivas, bem como das oportunidades de melhorias.
6 – MANUTENÇÃO DA CERTIFICAÇÃO
Auditoria – a cada 12 meses no SGQ e Linha de Produção e Tratativa de Reclamações de Clientes.
Ensaios – O OCP deve realizar, a cada ano, ensaios completos em 25% das famílias para ensaios de Segurança e 2,5% das famílias para ensaios de Desempenho dos pneus certificadas.
7 – SELO DE IDENTIFICAÇÃO DA CONFORMIDADE
Selo de Identificação da Conformidade aposto durante a vulcanização do pneu A marcação nos pneus novos pode ser dada conforme um dos modelos abaixo: