PNEUS NOVOS
Requisitos de avaliação da conformidade para pneus novos
1 – OBJETIVO
Estabelecer os Requisitos para o Programa de Avaliação da Conformidade para pneus novos, destinados a motocicletas, motonetas, ciclomotores, automóveis de passageiros, inclusive os de uso misto e rebocados, veículos comerciais, comerciais leves e rebocados, com foco na segurança e desempenho, por meio do mecanismo de certificação, visando a prevenção de acidentes e aumento da eficiência energética.
2 – PORTARIA DO INMETRO
PORTARIA Nº 379, DE 14 DE SETEMBRO DE 2021 – Regulamento Técnico da Qualidade e os Requisitos de Avaliação da Conformidade para Pneus Novos
3 – DOCUMENTOS COMPLEMENTARES
ABNT NBR NM 224:2003 | Conjunto pneumático – Terminologia |
ISO 10844:2014 | Acoustics – Specification of test tracks for measuring noise emitted by road vehicles and their tyres |
ISO 13325:2019 | Tyres – Coast-by methods for measurement of tyre-to-road sound emission |
ISO 15222:2011 | Truck and bus tyres – Method for measuring relative wet grip performance – Loaded new tyres |
ISO 16992:2018 | Passenger car tyres – Spare unit substitutive equipment (SUSE) |
ISO 23671:2015 | Passenger Car Tyres – Method for measuring relative wet grip performance – Loaded new tyres |
ISO 28580:2018 | Passenger Car, Truck and Bus Tyres – Methods of measuring rolling resistance – Single point test and correlation of measurement results |
UNECE Regulation Nº 117 | Uniform Provisions concerning the Approval of Tyres with regard to Rolling Sound Emissions and to Adhesion on Wet Surfaces and/or to Rolling Resistance |
Manual Técnico ALAPA, 2021 | Manual de Normas Técnicas da Associação Latino Americana de Pneus e Aros – ALAPA |
Portaria Inmetro 200, de 2021 | Aprova os Requisitos Gerais de Certificação de Produto – RGCP |
IATF 16949:2016 | Sistema de Gestão da Qualidade para a Indústria Automotiva |
ISO 21461:2012 | Rubber – Determination of the aromaticity of oil in vulcanized rubber compounds |
4 – DEFINIÇÕES
Centro de Tecnologia, Pesquisa e Desenvolvimento – CTPD
Setor de pesquisa e desenvolvimento de projetos que determina, controla e mantém as especificações para a fabricação do pneu. Uma ou mais fábricas podem estar vinculadas a um mesmo CTPD, assim como uma fábrica pode estar vinculada a mais de um CTPD.
Família
Grupo de modelos de pneus novos que reúnem características semelhantes quanto a sua estrutura, de acordo com a categoria indicada no Anexo A deste RAC.
Exemplo – Designação do Pneu: 175/70 R 13 86 T Reforçado
Família 2A2B2C4D3, sendo:
2 – Categoria: Pneus para automóvel;
A2 – Tipo de construção radial;
B2 – Estrutura reforçada;
C4 – Relação nominal de aspecto (Série);
D3 – Categoria de velocidade.
5 – ETAPAS DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO
Solicitação de início de processo (Solicitante)
Análise da solicitação e da documentação (CELACK)
Auditoria e Amostragem
Ensaios
Análise dos relatórios de auditoria e ensaios
Aprovações
Emissão do Certificado
5.1 – AUDITORIA
O Celack deve realizar auditoria na fábrica, com objetivo de verificar a conformidade com os requisitos das Normas ISO 9001 ou ISO/TS 16949.
Requisitos mínimos de verificação do SGQ para fabricantes ou prestadores de serviços com certificação válida na Norma ISO 9001
ITENS | ABNT NBR ISO 9001 |
---|---|
Controle de registros | 4.2.4 |
Planejamento da realização do produto | 7.1 |
Comunicação com o cliente | 7.2.3 |
Processo de aquisição | 7.4.1 |
Verificação do produto adquirido | 7.4.3 |
Controle de produção e prestação de serviço | 7.5.1 |
Identificação e rastreabilidade | 7.5.3 |
Propriedade do cliente | 7.5.4 |
Preservação do produto | 7.5.5 |
Controle de equipamento de monitoramento e medição | 7.6 |
Monitoramento e medição de processos | 8.2.3 |
Monitoramento e medição de produto | 8.2.4 |
Controle de produto não conforme | 8.3 |
Ação corretiva | 8.5.2 |
Requisitos mínimos de verificação do SGQ para fabricantes ou prestadores de serviços sem certificação válida na Norma ISO 9001
ITENS | ABNT NBR ISO 9001 |
---|---|
Controle de documentos | 4.2.3 |
Controle de registros | 4.2.4 |
Análise crítica pela Direção | 5.6.1/ 5.6.2 / 5.6.3 |
Competência, treinamento e conscientização | 6.2.2 |
Infraestrutura | 6.3 |
Planejamento de realização do produto | 7.1 |
Comunicação com o cliente | 7.2.3 |
Processo de aquisição | 7.4.1 |
Verificação do produto adquirido | 7.4.3 |
Controle de produção e prestação de serviço | 7.5.1 |
Validação dos processos de produção e prestação de serviço | 7.5.2 |
Identificação e rastreabilidade | 7.5.3 |
Propriedade do cliente | 7.5.4 |
Preservação do produto | 7.5.5 |
Controle de equipamento de monitoramento e medição | 7.6 |
Satisfação do cliente | 8.2.1 |
Auditoria interna | 8.2.2 |
Monitoramento e medição de processos | 8.2.3 |
Monitoramento e medição de produto | 8.2.4 |
Controle de produto não conforme | 8.3 |
Análise de dados | 8.4 (b), (c), (d) |
Ação corretiva | 8.5.2 |
5.2 – AMOSTRAGEM E ENSAIOS
Categoria | Ensaios | Amostragem | Critérios de aceitação | ||
---|---|---|---|---|---|
Prova | Contra-prova | Testemunha | |||
1- Pneus novos destinados a motocicleta, motoneta e ciclomotor | Ensaio Dimensional | 01(uma) unidade de 01(um) modelo comercial por família | 01(uma) unidade de 01(um) modelo comercial por família | 01(uma) unidade de 01(um) modelo comercial por família | Conforme descrito no item 5.1 da Portaria Inmetro nº083/2008, ou sua substitutiva |
Ensaio de Velocidade sob Carga | Conforme descrito no item 5.2 da Portaria Inmetro nº083/2008, ou sua substitutiva | ||||
Ensaio de raio dinâmico | Conforme descrito no item 5.3 da Portaria Inmetro nº083/2008, ou sua substitutiva | ||||
2 - Pneus novos destinados a automóvel de passageiros, inclusive os de uso misto, e rebocados | Ensaio Dimensional | 01(uma) unidade de 01(um) modelo comercial por família | 01(uma) unidade de 01(um) modelo comercial por família | 01(uma) unidade de 01(um) modelo comercial por família | Conforme descrito no item 6.1 da Portaria Inmetro nº165/2008, ou sua substitutiva |
Ensaio de Velocidade sob Carga | Conforme descrito no item 6.2 da Portaria Inmetro nº165/2008, ou sua substitutiva | ||||
3 - Pneus novos destinados a veículos comerciais leves e rebocados | Ensaio Dimensional | 01(uma) unidade de 01(um) modelo comercial por família | 01(uma) unidade de 01(um) modelo comercial por família | 01(uma) unidade de 01(um) modelo comercial por família | Conforme descrito no item 6.1 da Portaria Inmetro nº205/2008, ou sua substitutiva |
Ensaio de Velocidade sob Carga | Conforme descrito no item 6.2 da Portaria Inmetro nº205/2008, ou sua substitutiva | ||||
4 - Pneus novos destinados a veículos comerciais e rebocados | Ensaio Dimensional | 01(uma) unidade de 01(um) modelo comercial por família | 01(uma) unidade de 01(um) modelo comercial por família | 01(uma) unidade de 01(um) modelo comercial por família | Conforme descrito no item 6.1 da Portaria Inmetro nº205/2008, ou sua substitutiva |
Ensaio de Velocidade sob Carga | Conforme descrito no item 6.2 da Portaria Inmetro nº205/2008, ou sua substitutiva |
5.3 – TRATAMENTO DE RECLAMAÇÕES
Comporá o processo de avaliação da conformidade do objeto, a análise do processo de tratamento de reclamações do titular da certificação, que deve conter:
a) uma política para tratamento das reclamações, assinada pelo seu executivo maior, que evidencie que a empresa:
- valoriza e dá efetivo tratamento às reclamações apresentadas por seus clientes;
- conhece e compromete-se a cumprir e sujeitar-se às penalidades previstas nas leis, especificamente na Lei n.º 8078/1990;
- analisa criticamente os resultados, bem como toma as providências devidas, em função das estatísticas das reclamações recebidas;
- define responsabilidades quanto ao tratamento das reclamações;
- compromete-se a responder ao Inmetro qualquer reclamação encaminhada pelo Instituto, no prazo de 15 dias corridos.
- Comprometem-se a responder ao reclamante quanto ao recebimento, tratamento e conclusão da reclamação, conforme prazos estabelecidos internamente.
b) uma sistemática para o tratamento de reclamações de seus clientes contendo o registro de cada uma das reclamações, o tratamento dado e o estágio atual.
c) a indicação formal de uma pessoa ou equipe, devidamente capacitada e com liberdade para o tratamento das reclamações;
d) Número de telefone ou outros meios para atendimento às reclamações e formulário de registro de reclamações, que inclua código ou número de protocolo fornecido ao consumidor para acompanhamento.
O titular da certificação deve ainda realizar anualmente uma análise crítica das estatísticas das reclamações recebidas e evidências da implementação das correspondentes ações corretivas, bem como das oportunidades de melhorias.
6 – MANUTENÇÃO DA CERTIFICAÇÃO
Auditoria – a cada 12 meses no SGQ e Linha de Produção e Tratativa de Reclamações de Clientes.
Ensaios – O OCP deve realizar, a cada ano, ensaios completos em 25% das famílias para ensaios de Segurança e 2,5% das famílias para ensaios de Desempenho dos pneus certificadas.
7 – SELO DE IDENTIFICAÇÃO DA CONFORMIDADE
Selo de Identificação da Conformidade aposto durante a vulcanização do pneu A marcação nos pneus novos pode ser dada conforme um dos modelos abaixo: