PNEUS NOVOS

Requisitos de avaliação da conformidade para pneus novos

SOLICITE OS PROCEDIMENTOS DE CERTIFICAÇÃO
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1 – OBJETIVO

Estabelecer os Requisitos para o Programa de Avaliação da Conformidade para pneus novos, destinados a motocicletas, motonetas, ciclomotores, automóveis de passageiros, inclusive os de uso misto e rebocados, veículos comerciais, comerciais leves e rebocados, com foco na segurança e desempenho, por meio do mecanismo de certificação, visando a prevenção de acidentes e aumento da eficiência energética.

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2 – PORTARIA DO INMETRO

PORTARIA Nº 379, DE 14 DE SETEMBRO DE 2021 – Regulamento Técnico da Qualidade e os Requisitos de Avaliação da Conformidade para Pneus Novos

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3 – DOCUMENTOS COMPLEMENTARES

ABNT NBR NM 224:2003 Conjunto pneumático – Terminologia
ISO 10844:2014Acoustics – Specification of test tracks for measuring noise emitted by road vehicles and their tyres
ISO 13325:2019 Tyres – Coast-by methods for measurement of tyre-to-road sound emission
ISO 15222:2011Truck and bus tyres – Method for measuring relative wet grip performance – Loaded new tyres
ISO 16992:2018Passenger car tyres – Spare unit substitutive equipment (SUSE)
ISO 23671:2015Passenger Car Tyres – Method for measuring relative wet grip performance – Loaded new tyres
ISO 28580:2018
Passenger Car, Truck and Bus Tyres – Methods of measuring rolling resistance – Single point test and correlation of measurement results
UNECE Regulation Nº 117Uniform Provisions concerning the Approval of Tyres with regard to Rolling Sound Emissions and to Adhesion on Wet Surfaces and/or to Rolling Resistance
Manual Técnico ALAPA, 2021Manual de Normas Técnicas da Associação Latino Americana de Pneus e Aros – ALAPA
Portaria Inmetro 200, de 2021Aprova os Requisitos Gerais de Certificação de Produto – RGCP
IATF 16949:2016Sistema de Gestão da Qualidade para a Indústria Automotiva
ISO 21461:2012Rubber – Determination of the aromaticity of oil in vulcanized rubber compounds
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4 – DEFINIÇÕES

Centro de Tecnologia, Pesquisa e Desenvolvimento – CTPD
Setor de pesquisa e desenvolvimento de projetos que determina, controla e mantém as especificações para a fabricação do pneu. Uma ou mais fábricas podem estar vinculadas a um mesmo CTPD, assim como uma fábrica pode estar vinculada a mais de um CTPD.

Família
Grupo de modelos de pneus novos que reúnem características semelhantes quanto a sua estrutura, de acordo com a categoria indicada no Anexo A deste RAC.

Exemplo – Designação do Pneu: 175/70 R 13 86 T Reforçado
Família 2A2B2C4D3, sendo:
2 – Categoria: Pneus para automóvel;
A2 – Tipo de construção radial;
B2 – Estrutura reforçada;
C4 – Relação nominal de aspecto (Série);
D3 – Categoria de velocidade.

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5 – ETAPAS DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO

Solicitação de início de processo (Solicitante)

Análise da solicitação e da documentação (CELACK)

Auditoria e Amostragem

Ensaios

Análise dos relatórios de auditoria e ensaios

Aprovações

Emissão do Certificado

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5.1 – AUDITORIA

O Celack deve realizar auditoria na fábrica, com objetivo de verificar a conformidade com os requisitos das Normas ISO 9001 ou ISO/TS 16949.

Requisitos mínimos de verificação do SGQ para fabricantes ou prestadores de serviços com certificação válida na Norma ISO 9001

Requisitos mínimos de verificação do SGQ para fabricantes ou prestadores de serviços sem certificação válida na Norma ISO 9001

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5.2 – AMOSTRAGEM E ENSAIOS

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5.3 – TRATAMENTO DE RECLAMAÇÕES

Comporá o processo de avaliação da conformidade do objeto, a análise do processo de tratamento de reclamações do titular da certificação, que deve conter:

a) uma política para tratamento das reclamações, assinada pelo seu executivo maior, que evidencie que a empresa:

  • valoriza e dá efetivo tratamento às reclamações apresentadas por seus clientes;
  • conhece e compromete-se a cumprir e sujeitar-se às penalidades previstas nas leis, especificamente na Lei n.º 8078/1990;
  • analisa criticamente os resultados, bem como toma as providências devidas, em função das estatísticas das reclamações recebidas;
  • define responsabilidades quanto ao tratamento das reclamações;
  • compromete-se a responder ao Inmetro qualquer reclamação encaminhada pelo Instituto, no prazo de 15 dias corridos.
  • Comprometem-se a responder ao reclamante quanto ao recebimento, tratamento e conclusão da reclamação, conforme prazos estabelecidos internamente.

b) uma sistemática para o tratamento de reclamações de seus clientes contendo o registro de cada uma das reclamações, o tratamento dado e o estágio atual.

c) a indicação formal de uma pessoa ou equipe, devidamente capacitada e com liberdade para o tratamento das reclamações;

d) Número de telefone ou outros meios para atendimento às reclamações e formulário de registro de reclamações, que inclua código ou número de protocolo fornecido ao consumidor para acompanhamento.

O titular da certificação deve ainda realizar anualmente uma análise crítica das estatísticas das reclamações recebidas e evidências da implementação das correspondentes ações corretivas, bem como das oportunidades de melhorias.

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6 – MANUTENÇÃO DA CERTIFICAÇÃO

Auditoria – a cada 12 meses no SGQ e Linha de Produção e Tratativa de Reclamações de Clientes.

Ensaios – O OCP deve realizar, a cada ano, ensaios completos em 25% das famílias para ensaios de Segurança e 2,5% das famílias para ensaios de Desempenho dos pneus certificadas.

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7 – SELO DE IDENTIFICAÇÃO DA CONFORMIDADE

Selo de Identificação da Conformidade aposto durante a vulcanização do pneu A marcação nos pneus novos pode ser dada conforme um dos modelos abaixo:

Deseja solicitar os procedimentos de certificação? Envie uma mensagem e entraremos em contato.

WhatsApp Celack: (11) 97607 5497
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