A ASSOCIAÇÃO LATINO-AMERICANA DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE – CELACK,
através de sua Diretoria e Gerente Executivo no papel de Alta Direção, estabelece e manter a imparcialidade como condição principal na condução de suas atividades e prestação de serviços nos processos de certificação de produtos.
A Alta Direção afirma identificar e gerenciar qualquer tipo de conflito de interesse, bem como assegurar que todas as decisões tomadas são baseadas exclusivamente em evidências objetivas, não admitindo qualquer tipo de influência.
A Alta Direção se compromete a salvaguardar a organização contra pressões financeiras e/ou outras pressões que possam influenciar as decisões.
Os colaboradores da CELACK, os membros da Diretoria e das Comissões de Certificação e demais pessoas que direta ou indiretamente participam de alguma etapa do processo de certificação, formalizam uma declaração intitulada ” Declaração da Imparcialidade ” onde estão estabelecidas as questões de confidencialidade, conflito de interesse e regras de conduta.
No sentido de manter a imparcialidade no âmbito da CELACK não é realizado nenhum tipo de serviço ou atividade que possa comprometer a confidencialidade, objetividade ou imparcialidade.
Informações sobre produtos, processos ou organizações em particular e fornecedores não podem ser reveladas a terceiros sem o consentimento formal das organizações. Caso a lei exija que a informação seja revelada, a organização cliente deve ser notificada da informação fornecida, como permitido por lei.
Para tanto, busca permanentemente a aplicação e manutenção dos requisitos definidos em seu Manual de Sistema de Gestão e o comprometimento de todos os seus colaboradores em:
- Assegurar a objetividade das atividades do Sistema de Gestão, bem como a qualidade e competência de seus colaboradores;
- Cumprir todas as políticas e procedimentos definidos no seu Sistema de Gestão da Qualidade;
- Garantir a independência da CELACK no Sistema de Gestão;
- Gerenciar conflitos de interesses;
- Manter a confidencialidade em relação às informações oriundas do Sistema de Gestão e às provenientes dos processos de certificação;
- Manter a ética profissional, evitando a discriminação e promovendo a justiça e equilíbrio em todas as tomadas de decisão;
- Manter a imparcialidade dos serviços através da manutenção de seu Comitê para salvaguardar a Imparcialidade e da Comissão de Certificação;
- Manter a imparcialidade na realização de suas atividades guiadas pelo Sistema de Gestão;
- Manter a independência de todas as partes envolvidas no processo de certificação;
- Não aceita benefícios ou apropria-se de informações confidenciais do processo de avaliação da conformidade, de maneira a comprometer sua imparcialidade seja no decorrer do processo ou no seu resultado.
- Não delegar avaliação de conformidade a pessoas que possam comprometer a imparcialidade;
- Não executar atividades de consultoria / auditoria interna nem executar serviços que possam comprometer sua imparcialidade nos processos de avaliação da conformidade;
- Não possui organismos relacionados;
- Os colaboradores e auditores devem manter sigilo, referente a todas as informações, tecnologias, documentos e dados de propriedade de outrem e demais assuntos internos do CELACK.
- Prover estrita independência de todas as partes envolvidas no processo de certificação;
- Salvaguardar a ética profissional contra pressões comerciais e financeiras que possam influenciar as decisões;
- Sistemática deve ser adotada para identificar, controlar, reduzir ou encerrar atividades que apresentam ameaças a sua imparcialidade.
A Alta Direção do CELACK assume responsabilidade pelas decisões relacionadas aos processos de certificação: emissão, manutenção, extensão, suspensão e cancelamento de certificação.